Publicações > Clipping LCDiniz

Advogada do Escritório LC Diniz explica detalhes do eSocial

Terça-feira, 14 de Novembro de 2017
A advogada trabalhista do Escritório LC Diniz, Mayara Silva Bispo, foi entrevistada pela rádio CBN Londrina em uma reportagem sobre o eSocial e as dificuldades que as empresas podem ter com o novo sistema. Para a advogada, a Reforma trabalhista deve deixar mais complicada a declaração pelo eSocial, já que as mudanças na legislação e o novo sistema de envio de informações dos trabalhadores, começam a valer praticamente juntos.

De acordo com a advogada trabalhista, s empresas devem aproveitar o momento e testar o sistema instituído pelo governo em 2014 e desenvolvido pela Receita Federal, Previdência, Ministério do Trabalho e Caixa Econômica.

Mayara Silva Bispo explica que o eSocial unifica todas as comunicações das empresas, relativas a vínculos, contribuições, folha de pagamento, comunicações de acidente, aviso prévio e FGTS.

A advogada afirma ainda que em janeiro, apenas as empresas de grande porte, que em 2016 registraram faturamento superior a R$ 78 milhões, vão ter que passar a usar o eSocial. As outras empresas vão ter que aderir ao sistema em julho.

Com esse cenário ainda de dúvidas, o governo avalia a possibilidade de mudar o cronograma de implantação do sistema, mas ainda não há confirmação sobre um possível adiamento.

A Reforma Trabalhista começou a vigorar no último sábado, 11 de novembro.